segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A maldição do tesouro pirata



Acho muito relaxante descer a encosta que leva até à praia. Lá fico deitado a olhar as estrelas e a lua. Fico horas a olhar e a imaginar o universo. Quem terá feito aquilo? Não acredio que tenha sido obra do acaso, é impossível.

Naquela praia ouvi muitas histórias, de como os habitantes pilhavam os navios que vinham da India com os tesouros fabulosos. Ao invés de colocarem as fogeiras que orientavam os navios no nevoeio perto da costa, colocavam afastada da costa de modo a que estes encalhassem nas rochas e podessem assaltar o navio.

O meu avô contou-me que certa vez um navio encalhou, mas não era um navio qulquer. Era um navio fantasma. Quando os homens invadiram o navio, não encontraram ninguém. Procuraram no seu interior os tesouros e encontraram um baú.

No baú dizia para que não abrissem, pois libertariam uma maldição. Mas a ganância falou mais alto e então, a aldeia ficou assombrada pelos espírtos dos piratas que estavam aprisionados no baú.

Todos pensavam que estavam condenados.

Até um dos fantasmas dos piratas se apaixonou por uma das jovens que ali vivia. A jovem também se apaixonou por ele. No entanto o amor de ambos era separado pela morte.

Ambos queria ficar juntos para sempre. Até o amor da jovem fê-la cometer o suicídio. O pirata ficou triste, porque apesar de que queria a ter com ele, não queria que ela abdicasse da sua vida.

O que se passou então foi imcompreensivel. Todos os outros fantasmas eram sugados de volta para o baú. Apenas os fantasmas enamorados ficaram ali.

Até hoje ninguém percebeu o que se passou.

Eu tenho a minha versão. É possível que quando ele assimiu que não queria que a jovem sacríficasse a sua vida por ele, apesar de ser a sua vontade, quebrou o elo de maldição que o prendia à sua ganância. Assim, porque ele rejeitou os seus sentimentos e a jovem se sacrificou pelo amor, criou uma força tão forte que libertou a aldeia daquela maldição.

O barco fora queimado juntamente com o ouro.

Contasse que até hoje o tesouro está submersso nas águas que banham o mar da aldeia.

Para mim o maior tesouro que está naquelas águas é o reflexo d céu à noite.

1 comentário:

  1. é bonita a lenda sempre o amor foi mais forte do que morte se acreditarmos nele ate o que não existia passa a existir. o amor é algo que nem a ciencia consegue alterar é um sentimento muito forte e inexplicavel, só quem conhece o verdadeiro amor sabe aquilo que eu estou a dizer.
    para muito a luz da lua em reflexo no mar não significa nada para outros significa uma coisa especial que é partilhada naquele momento, para outros é como uma coisa normal.
    bem para mim é algo especial além da tranquilidade que me dá, é muito bonito ver algo que não se pode tocar mas que se pode apreciar, principalmente num dia de calor, estar na praia por volta das 18.30 ver o por do sol, a ficar ali vendo o sol a ir e a lua a aparecer é muito bonito algo que nao sei explicar por palavras mas que fica guardado dentro de mim isso sim.
    mais uma vez surpreendida por um texto deste genero.
    kiss i _ _ _ _ u

    ResponderEliminar